14. PAGAMENTO DE SUBSTITUIÇÃO - Como solicitar?
Senhor(a) Servidor(a),
1. As solicitações de pagamento de substituição de função (Art. 38, Lei nº 8.112/90), deverão ser realizadas exclusivamente pelo substituto legal, por meio do MÓDULO: REQUERIMENTOS no SIGEPE.
2. São documentos obrigatórios a serem anexados ao requerimento:
a) portaria de designação do substituto,
b) portaria de nomeação do titular;
c) comprovante de ausência do titular.
3. O requerimento NÃO DISPENSA o registro da ocorrência de substituição no Boletim de Frequência pela Unidade Organizacional, conforme orienta os itens 14 e 15 do OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/2019/DFP/UFG. A movimentação financeira somente será realizada caso a Unidade Organizacional tenha registrado e enviado o Boletim de frequência dentro dos parâmetros estabelecidos no ofício OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/2019/DFP/UFG.
4. Abaixo, descrevemos o passo-a-passo, para realização do REQUERIMENTO de pagamento de substituição:
1º PASSO: CRIAR O REQUERIMENTO (Servidor Substituto)
1 Acessar: www.servidor.gov.br;
2 Clicar em: Sigepe Servidor e Pensionista;
3 Digitar no SIGAC: CPF e Senha;
4 Clicar em: Requerimento (Clicar nos 3 riscos ao lado de Sigepe na parte superior da página);
5 Clicar em: Solicitar;
6 Clicar em: Pagamento de Substituição;
7 Preencher os campos solicitados e clicar em GERAR documento;
8 Clicar em ASSINAR: Inclua CPF e Senha e clicar em Assinar;
2º PASSO: INSERIR OS ANEXOS (ver item 2 do presente documento)
9 Clicar em: INCLUIR ANEXO;
10 Tipo de documento: Selecione o tipo que melhor se encaixar (Exemplos: Ato de Nomeação/Portaria de designação de Substituto eventual/Portaria de concessão de licença para capacitação/ Relatório SIAPE - usar este para comprovante de férias);
11 Preencher os campos solicitados, se for o caso;
12 Clicar em: ANEXAR;
13 Localizar o documento na pasta armazenada no computador;
14 Clicar em ASSINAR: Inclua CPF e Senha e clicar em Assinar;
15 Repetir a operação até incluir todos os anexos;
16 Verifique se todos os documentos estão com o status "Assinado"
17 Marcar: Registar Ciência;
18 Clicar em: ENVIAR PARA ANÁLISE;
19 Confirmar;
Pronto! Seu requerimento foi enviado. Aguarde a análise pela Diretoria Financeira de Pessoas.
3º PASSO: CORRIGIR (SE FOR NECESSÁRIO)
20 Após análise pela Diretoria Financeira de Pessoas, o servidor será comunicado por e-mail do sistema de que o requerimento precisa de correção;
21 Seguir os procedimentos de 1 a 4 do 1º PASSO;
22 Localizar e clicar no requerimento que tem a tarefa "Corrigir Requerimento";
23 Identificar na Mensagem o que precisa ser corrigido e providenciar a(s) correção(ões);
24 Encaminhamento: Encaminhar para análise;
25 Clicar em concluir;
26 Confirmar;
Pronto! Seu requerimento foi novamente enviado. Aguarde a análise pela Diretoria Financeira de Pessoas.
4º PASSO: CONCLUIR
27 Após deferimento/indeferimento pela Diretoria Financeira de Pessoas, o servidor será comunicado por e-mail do sistema;
28 Seguir os procedimentos de 1 a 4 do 1º PASSO;
29 Localizar e clicar no requerimento que tem a tarefa "Dar Ciência";
30 Clicar em registrar ciência;
31 Clicar em concluir;
32 Confirmar.
Pronto! Seu requerimento foi concluído.
Conteúdo de Apoio:
Dúvidas de Acesso ao SIGEPE: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/duvidas-frequentes-de-acesso/duvidas-frequentes-de-acesso
Dúvidas Módulo Requerimentos: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/sigepe/sigepe-requerimento
5. Para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais, a equipe da Diretoria Financeira de Pessoas está à disposição via e-mail: dfp@ufg.br
DFP/PROPESSOAS/UFG