Histórico - DASS/SIASS

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, é o órgão da Administração Central vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Goiás, e tem como objetivo principal coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores.

Originalmente denominado de Junta Médica, até 2010 desenvolvia ações de pericia médica. Atualmente desenvolve ações na área de atenção à saúde e de segurança do trabalho, organizadas em consonância com as diretrizes da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS), com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG e com o Plano de Gestão.

Imbuída no compromisso com a Qualidade de Vida do Servidor, a equipe do SIASS não mediu esforços para estabelecer serviços de qualidade, com escuta qualificada e planificação de projetos de promoção à saúde. Não obstante a UFG investir no fortalecimento da equipe, os profissionais encontravam dificuldades na implentação da PASS pelas incertezas que a mudança de paradigmas oferece.

A cultura Institucional, revelou-se para a equipe como um grande desafio ao ordenamento de ações em saúde. Desse modo, suscitou-se construir políticas internas que corroborassem com as novas normas estabelecidas pelo Governo, auxiliando na consolidação da PASS.

Constituído em 2013 por adesão de servidores do SIASS, o Grupo de Trabalho iniciou estudos e a construção do Projeto da Resolução, que manteve-se sempre atualizado com abordagem participativa e interdisciplinar. O trabalho longo, idealizado e construído a múltiplas e atenciosas mãos, resultou em uma extensa minuta.

As parcerias com entidades sindicais fortaleceram o movimento de divulgação do tema Saúde do Trabalhador/Servidor, e em abril de 2016, como consequência do Seminário de Saúde do Trabalhador, que contou com a participação do Coordenador-Geral de Saúde, Segurança e Qualidade no Trabalho, Carlos César Batista, foi aprovada a Consulta Pública da minuta de resolução que cria a política de saúde do trabalhador da UFG. 

Publicou-se então as minutas, sendo que a primeira abordava a criação da política de saúde do trabalhador, e a segunda regulamentos da interação da política com as ações do SIASS (regimento interno). Acesse a publicação em http://www.sint-ifesgo.org.br/noticias/4265/

Esta atitude se pautou nas iniciativas do SIASS pela boa gestão dos recursos públicos, materiais e humanos, que traduzem os cuidados que devem ser comuns ao cotidiano de uma instituição pública em prol da Qualidade de Vida do Trabalhador.

Tais iniciativas do SIASS demandam que a UFG invista cada vez mais na gestão participativa, trazendo para as ações de vigilância, promoção à saúde e segurança do trabalho, todo o elemento humano que a constitui, com espaços de participação dos servidores ou de suas representações sindicais a fim de, ao compartilhar responsabilidades, estabelecer objetivos conjuntamente, acionando uma proposta de atuação mais adequada às exigências legais e da comunidade.

O compromisso materializado pelos servidores do SIASS no período de 2013 a 2017, reverberou na aprovação da Política pelo Conselho Superior - CONSUNI, em sessão ordinária transmitida ao vivo pela RTVE para a comunidade universitária.

Publicada no dia 01/12/2017, a Resolução CONSUNI nº 46/2017 institui a Política Interinstitucional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público da Universidade Federal de Goiás, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal da Universidade Federal de Goiás - SIASS/UFG e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor. 

As diretrizes se alinham ao conjunto de políticas de saúde governamentais, considerando-se a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como determinantes do processo saúde-doença.

A segunda minuta, discutida na consulta pública, resultou no Regimento Interno que atualmente está em fase de revisão pelas equipes do SIASS, para posterior submissão ao Conselho Universitário.

Os resultados obtidos até o momento confirmam a relevância da iniciativa para a concretização da PASS, e representa um marco importante no âmbito do SIASS-UFG, dentre outros, pela garantia de recursos financeiros específicos para a implementação de ações e projetos. Esse é o próximo desafio para a equipe.

Destacamos servidores-chave do Grupo de Trabalho, na linha do tempo 2013-2017: Vânia Cristina Marcelo, Ana Lúcia de Melo Leão, Ariandeny Silva de Souza Furtado, Sirlene Coelho da Costa, Rose Helen Shimabuku Rodrigues Bastos, Roseane Fernandes Azevedo, Naira Bernardes Pícolo, Adriana Andrade de Santana, Wanderson Natalino Lopes da Silva e Edinamar Aparecida Santos da Silva.

 

O SIASS-UFG, está assim estruturado:

  • Coordenação Administrativa - Podem ser obtidas na Coordenação Administrativa dentre outras, informações sobre como proceder nos casos de Perícia em transito para Licenças Tratamento de Saúde (quando o servidor se encontrar em outro Estado), Acidente de Trabalho, Adicional de Insalubridade ou Periculosidade.

  • Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador - Criado no final de 2015, o NUEST/SIASS-UFG é um núcleo de investigação de caráter multidisciplinar, com a finalidade de promover estudos sobre Saúde do Trabalhador da UFG.

  • Equipe de Pericia Oficial em Saúde -  Responsável por todas as solicitações oficiais que visem a avaliação técnica da capacidade laborativa dos servidores docentes e técnicos administrativos da UFG, no que tangem aos processos de licença para tratamento de saúde, remoções, aposentadorias, readaptações, estabelecimento de nexos causais em acidentes ou doenças do trabalho, etc.
  • Equipe de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho - Responsável pelo conjunto de ações dirigidas à saúde do servidor, com o objetivo de desenvolver práticas de gestão, de atitudes e de comportamentos que contribuam para a proteção da saúde tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho.
  • Equipe de Saúde e Segurança do Trabalho - Responsável pelo conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho, quer instruindo os trabalhadores quanto as práticas preventivas. Compete às atividades de avaliação dos ambientes de trabalho e prevenção de acidentes do trabalho, com foco na qualidade de vida dos servidores. É ainda, responsável pela emissão de laudos de insalubridade e periculosidade.

     

    Conheça a Política Interinstitucional de Atenção à Saúde dos Servidores da UFG:         Acesse aqui