Qualificar

Edital Qualificar 2022 registra aumento de 65% nas vagas oferecidas

Em 01/08/22 11:49. Atualizada em 02/08/22 13:21.

PRPG e Propessoas comemoram incremento de 30% no número de programas de pós-graduação

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) da Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgaram a lista com os programas de pós-graduação (PPGs) que aderiram ao Programa Qualificar, o qual busca ampliar as competências e formação contínua dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs). Este ano, 17 programas estão participando e estão sendo ofertadas ao total 48 vagas, sendo 32 para mestrado e 16 para doutorado, o que mostra tanto o aumento de vagas (65%) quanto de PPGs (30%) participantes.

No ano passado, o Edital Qualificar teve 13 PPGs participantes com oferta de 29 vagas, sendo 18 para mestrado e 11 para doutorado. De acordo com o pró-reitor da Propessoas, Everton Wirbitzki da Silveira, esse aumento ocorreu devido a uma mudança estrutural na resolução original do Qualificar. “Até o ano passado, havia um conjunto de normativas e um edital próprio para as vagas do Qualificar, o que tornava o processo mais burocrático. Esse ano nós alteramos isso. Os PPGs podem ofertar as vagas e fazer a seleção nos seus moldes”, explica. 

Ele comenta que essa mudança permite ao servidor que está se candidatando possa concorrer a mais de uma vaga na pós-graduação, o que amplia a possibilidade de acesso dos servidores. “Por exemplo, alguém que deseja uma pós-graduação na área de Biologia, vai poder concorrer nos diversos PPGs que tenha afeição a área dele. Com o edital até o ano passado, ele tinha que escolher [apenas] um dos PPGs para concorrer aquela vaga”.

O pró-reitor da PRPG, professor Felipe Terra, também discorre sobre os impactos positivos da revisão da resolução: “Certamente esta flexibilização impactará positivamente no incentivo à qualificação dos servidores técnico-administrativos, refletindo na maior procura por parte dos servidores técnico-administrativos pelo Programa Qualificar em diferentes PPG e no mesmo PPG em diferentes épocas do ano, e, portanto, na maior oferta de vagas pelos PPG.”

Programa Qualificar      

O Programa Qualificar foi implementado pelo Conselho Universitário (Consuni) por meio da Resolução Consuni nº 21/2015, para qualificar e ampliar as competências do servidor técnico-administrativo em educação. A ideia é que a qualificação contribua para que o servidor atue, promova e propicie o desenvolvimento de trabalhos de qualidade e um serviço diferenciado para a comunidade acadêmica. Além disso, outro objetivo do Qualificar é melhorar a infraestrutura administrativa e técnica da Universidade através de pesquisas e estudos dos servidores. 

Após a adesão, os Programas de Pós-graduação ficam responsáveis por divulgar todo o processo seletivo, o que inclui o edital, o cronograma, os documentos, os procedimentos e as vagas ofertadas para servidores técnico-administrativos. Por isso, o interessado a se inscrever deve entrar no site respectivo ao Programa de Pós-graduação que quer ingressar. Porém, os editais também estarão disponíveis no site da PRPG.  

Para acessar a lista com os PPGs aderentes ao Programa Qualificar, clique aqui

Saiba mais

PRPG e Propessoas divulgam edital para o Programa Qualificar