Propessoas distribui mais de 20 mil EPIs para 12 unidades da UFG

Propessoas distribui mais de 20 mil EPIs para 12 unidades da UFG

Em 27/08/21 09:14. Atualizada em 27/08/21 09:21.

Ação iniciada na terça-feira (24/8) cumpre com um dos pilares da segurança no trabalho

 

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: João Francisco Martins e Silva (Dass/Propessoas/UFG)

 

A Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Dass/Propessoas) realiza a distribuição de mais de 20 mil equipamentos de proteção individual (EPI) para unidades acadêmicas e órgãos da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação começou na última terça-feira (24/8) e continua até a próxima (31/8).

Os EPIs entregues são para a segurança em geral dos servidores destas unidades, tanto para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, quanto para um desempenho seguro das demais atividades laborais. Os equipamentos incluem avental PVC, bota de segurança, capacete, luvas de diferentes materiais e finalidades, protetor auditivo, protetor peça facial inteira (face shield), máscara N95, dentre outros.

O diretor do Dass, João Francisco Martins e Silva, ressalta que a importância desta ação para a Universidade é justamente para cumprir com um dos pilares da segurança do trabalho, que são os equipamentos de proteção individual (EPIs). "Eles vão ser usados para proteger os servidores que estão expostos a riscos sejam eles físicos, químicos, biológicos ou de acidentes", afirma. 

Depois da entrega vai ser realizado um treinamento para uso desses equipamentos, conforme previsto pela legislação. "Os servidores precisam ter acesso a esses EPIs, pois há servidores que já retornaram ao trabalho presencial, assim como há aqueles que nunca deixaram o presencial. Há também os casos de aulas práticas, que estão ocorrendo desde o ano passado. Os EPIs vão ser usados para proteger os servidores que estão expostos a riscos sejam eles físicos, químicos, biológicos ou de acidentes", enumera João Francisco. 

As unidades beneficiadas são Câmpus Aparecida, Faculdade de Enfermagem (FEN), Engenharia, Escola de Agronomia (EA), Faculdade de Farmácia (FF), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Química (IQ), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Faculdade de Nutrição (Fanut), Faculdade de Odontologia (FO), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). 

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki da Silveira, destaca essa ação como um exemplo do “compromisso em zelar pela saúde e pela vida dos servidores, bem como da sociedade em geral, buscando ainda conformar tais preceitos máximos de valorização à vida com o princípio da continuidade do serviço público”.

 

Propessoas distribui mais de 20 mil EPIs para 12 unidades da UFG

Renan Mendes (Dass) e Edward Barbosa (EA)

 

Propessoas distribui mais de 20 mil EPIs para 12 unidades da UFG

Renan Mendes (Dass), Claci Rosso (FEN) e Izabete Ataíde (FEN)

 

Propessoas distribui mais de 20 mil EPIs para 12 unidades da UFG

Clecildo Bezerra (IPTSP) e Renan Mendes (Dass)

 

 

 

Fonte: Secom UFG